Quando a notícia adoece: como está a saúde de Teotônio Vilela?

Atualizado, hoje 07 de  julho de 2011!

De acordo com o jornalista Bernardino Souto Maior, em seu blog no portal Cada Minuto “o governador se submeteu, ontem, no hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió, a uma tomografia. O diagnóstico da inflamação em divertículo acentuada foi acompanhada mais uma vez da recomendação de cirurgia. Teotonio será operado no Hospital Sírio-Libanes no sábado. A equipe será do médico Raul Catuit”

Leia informação completa no blog do Bernardino, aqui.

Considero o debate político um processo extremamente rico e fundamental para a evolução da democracia no Brasil. É a partir da política que o caminho no qual a cooperação e o confronto de idéias será por diversas vezes acionado para mediar situações contraditórias, de interesses e posturas inversas e, num dado momento, até mesmo irreconciliável.

Convergir e dar passos a frente é um exercício importante que poucos conseguem desempenhar na sociedade atual. Inúmeras são as reflexões e os embates na busca de um caminho, no qual, a grande maioria da sociedade seja efetivamente contemplada.

Na política, importantes ações são definidas visando atingir objetivos daqueles que conseguiram articular parte da sociedade em torno de suas idéias. É assim que grandes decisões mudam os rumos políticos e sociais na história.

Infelizmente, a realidade é bem outra e a sociedade não é educada, instruída, ensinada, qualificada para o debate político, para o diálogo entre diferentes posições políticas e visões de mundo. O que presenciamos são ataques pessoas, acusações morais ligadas a vida intima das pessoas. Sem argumentos plausíveis para tamanha pequeneza política, verificamos a derrota do diálogo construtivo e a vitória da imposição, do grito, da força, da intransigência.

A escola, a família e os meios de comunicação compõem uma parcela importante dos setores sociais que deveriam despertar tais reflexões e germinar, amadurecer e consolidar a democracia.

Os meios de comunicação são ferramentas importantes, principalmente, aquelas ligadas às redes sociais que procuram desenvolver processos de interação com seu público com bastante força e intensidade.

No entanto, nem sempre é assim. Ou melhor, quase nunca é assim. Recentemente em matéria de capa a revista Época (clique AQUI) chamou negativamente a minha atenção pela postura covarde e pequena ao tentar expor a presidenta Dilma com especulações infundadas sobre sua saúde. Com uma capa “sordidamente mórbida”, como afirmou Brizola Neto (leia AQUI), utilizando de informações do hospital Sírio Libanês, a revista usa de artifício semiótico baixo fazendo crer que Dilma na foto da capa está morta, com os olhos fechados e dentro de um caixão.

A revista tenta claramente desestabilizar a opinião pública com informações superficiais, obtidas de forma duvidosa criando uma cadeia de informações e especulações sobre a saúde da presidenta Dilma.

Considero tal procedimento repugnante, típico de uma imprensa marrom que se mantém fiel aliada do PSDB/DEM, que tentam, sem sucesso, atuar enquanto opositores, porém sem saber comportar-se como tal pois utilizam-se de toda e qualquer arma para atingir o governo.

A postura da revista não foi criticada por nenhuma liderança nacional do PSDB, ao contrário, muitos gostaram e se regozijaram com tais informações patéticas e desonestas sobre a saúde da presidenta.

Se tal postura adotada pela revista Época, estivesse correta, poderíamos afirmar que em Alagoas o governador Teotônio Vilela (PSDB) sofre há nove anos e luta cotidianamente contra grave doença que já matou o ex-presidente Tancredo Neves (leia AQUI) e ex-governador de Alagoas Luís Abílio (leia AQUI)? Acredito que não!

Em 2002, segundo portal Folha.com (clique AQUI): “O senador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) está internado em observação no hospital Santa Lúcia, em Brasília. Ele foi socorrido na manhã de hoje após passar mal quando chegava ao plenário do Senado. Vilela chegou a ser internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), de onde recebeu alta às 15h”.

Em 2007, a Gazetaweb (clique AQUI) informa: “O governador Teotônio Vilela embarcou no início da noite de ontem para São Paulo, onde faz a partir de hoje uma série de exames no hospital Albert Einstein, que vai definir a necessidade de cirurgia de diverticulite, como tem recomendado a equipe médica de Vilela”. O site Alagoas24h também registra a crise de diverticulite (clique AQUI): “Recuperado da diverticulite, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), passou a manhã de hoje despachando no Palácio República dos Palmares”.

Enfim, em 2011, mais uma crise de diverticulite atinge o governador segundo site de notícias Gazetaweb (clique AQUI). Já a página da Secretaria de Estado da Comunicação não informou motivo da ausência do governador (clique AQUI). No entanto, Marcos Fireman, secretário de Infraestrutura do Estado de Alagoas e Presidente do PSDB de Maceió informou em seu microblog (twitter) que “o Governador @teotonio45, ainda não está totalmente recuperado da diverticulite e me concedeu a honra de representa-lo nessa cerimônia”.

A crise política e econômica que vive o estado de Alagoas pode ser menos grave do que o estado de saúde do governador? Pode até ser, mas a pauta que a imprensa deve se basear para debater não são ligadas a saúde do governador, mas sim as suas políticas destinadas aos serviços públicos, do contrário, estará fazendo sensacionalismo barato tal qual aquele feito pela revista Época.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Política

Uma resposta para “Quando a notícia adoece: como está a saúde de Teotônio Vilela?

  1. Pingback: Links Alagoanos #11 | Blog do Marques

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s