Confira a lista de parlamentares donos de rádio e TV

Por: Renata Camargo, Do Congresso em Foco
30/05/2011

Os dado são do Ministério das Comunicações. Cadastro, que passa a ser permanente, traz o nome de 56 deputados e senadores que são sócios ou têm parentes no comando de emissoras

O Ministério das Comunicações divulgou nesta segunda-feira (30) o cadastro dos donos de rádios e TV no país. Considerado uma “caixa-preta”, o cadastro traz o nome de 56 deputados e senadores que são sócios ou têm parentes no comando de emissoras de rádio e televisão. A lista passa a ficar permanente no site do ministério.

“Com esta divulgação ampla avançamos na transparência e acreditamos que a sociedade poderá nos ajudar na fiscalização do setor”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. O cadastro de rádios e TVs, comerciais, educativas e comunitárias, com a composição acionária de cada uma, pode ser consultado por estado ou município.

Veja a lista de entidades por localidade

Confira a lista de sócios e diretores por entidade

O cadastro traz a relação de sócios e diretores por empresas de comunicação. Na lista, são apontadas 291 TVs, 3.205 rádios e 6.186 retransmissoras comerciais existentes no país. Entre os donos de emissoras, estão famílias como os Sarney, no Maranhão, dona da Televisão Mirante, e os Collor, proprietários da TV Gazeta de Alagoas.

Dos 56 parlamentares que constam na lista, 12 são do PMDB, segundo levantamento do jornal Folha de S. Paulo. Muitas concessões de rádio e TV foram dadas pelo governo federal na época em que o atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), era presidente do país.

O segundo na relação de partidos com concessões é o DEM, antigo PFL. Na lista, 11 congressistas da legenda aparecem como sócios ou diretores de emissoras. O DEM é o partido do ex-ministro das Comunicações Antonio Carlos Magalhães, cuja família controla um grupo de rádio e TV na Bahia.

De acordo com a legislação, político pode ser sócio de rádio e TV, mas não pode exercer cargo de diretoria. A restrição é para tentar evitar o uso dos veículos de comunicação para facilitar campanhas e prejudicar adversários.

1 comentário

Arquivado em Política

Uma resposta para “Confira a lista de parlamentares donos de rádio e TV

  1. Pensa só: políticos que são donos de empresas de comunicação.

    Lendo pequena notícia e pensando nos dados expostos bem friamente aprendemos duas coisas:

    1. é necessário desconfiar de toda informação veiculada; a informação se movimenta por meio de interesses políticos e econômicos, não com aquele que deveria ser o seu devenir e função social: elucidas a sociedade sobre questões relevantes de seu interesse.

    2. por mais que isso seja interessante de ser divulgado, é uma notícia muito velha. Qual eleitor do Collor não sabia que ele é sócio de um conglomerado de mídia? Qual eleitor do ACM também não sabia disso quando votava nele?

    Valeu, Fleming! E desculpa não poder ter te ajudado mais cedo…

Deixe um comentário