Dário César: ex-braço direito de Collor!

Senador Fernando Collor (@collor_) e o atual Secretário de Estado de Defesa Social, Dário Césa (@dariocesar_)

Dário Cavalcante está no topo da carreira. Aos 48 anos, é coronel da Polícia Militar e secretário da Defesa Social. Fernando Collor o chamou para ser seu segurança logo que assumiu o governo de Alagoas, no início de 1987. Desde logo, reconheceu a eficiência, a discrição e a capacidade de trabalho e organização do policial. Por isso, dois anos depois, encarregou-o de protegê-lo durante a tumultuada campanha eleitoral pela Presidência.

Numa foto famosa daquela época, feita por Chico Ferreira, Collor aparece de punhos cerrados, como se desse uma banana para a multidão que o hostilizava durante uma caminhada por Niterói. Dário Cavalcante está do lado esquerdo do candidato, de terno e gravata, gritando, com as mãos sob o paletó, como se segurasse uma arma.

Ele entrou no Palácio do Planalto, como assessor especial, em janeiro de 1990. Esteve ao lado do presidente o tempo todo. Foi embora em 29 de setembro de 1992, no dia do afastamento de Collor, acompanhando-o no trajeto até o helicóptero com o qual fez seu derradeiro voo do Palácio do Planalto. Foi dos poucos assessores do presidente que não foi acusado de corrupção. E talvez o único a não tê-lo traído, renegado ou criticado. Nunca.

No ostracismo pós-afastamento, continuou a servir o ex-presidente. Na primeira visita de Collor ao Brasil, após a estadia em Miami, só Dário Cavalcante o esperava no aeroporto. Quando o ex-presidente voltou a Maceió, lá estava Dário, como uma sombra, protegendo-o. Em 2003, Collor convidou-o para o cargo de diretor-executivo das Organizações Arnon de Mello, o complexo de comunicação do qual fazem parte a afiliada local da Rede Globo, a Gazeta de Alagoas, um portal de internet, um instituto de estudos, um órgão de pesquisa e três emissoras de rádio.

por Plínio Fraga

Leia matéria completa da Revista Piauí nº56, aqui!


Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Alagoas, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s