Quem são os vândalos de Alagoas?

“Chamamos hoje vândalo a quem destrói ou depreda bens públicos pelo único prazer da destruição” (Wikipédia)

Sinceramente, já faz tempo que o mundo mudou e as velhas formas de protestos tornaram-se obsoletas e inadequadas. Manifestar é, antes de tudo, uma atitude didática, um diálogo entre um determinado grupo de atingidos por uma determinada atitude e a sociedade visando um canal de negociação para solucionar os problemas de determinada categoria, da comunidade, da classe, de um determinado setor social. É também um espaço de demonstração de indignação e revolta – claro! Inúmeras são as injustiças sociais, econômicas e políticas, portanto, muitas vezes é preciso não perder a capacidade de indignar-se. Nunca é prazeroso manifestar-se! Quem são os vândalos de Alagoas?

As manifestações são importantes e revelam que estamos vivos, desejando outra realidade possível. Seja contra o governo federal, estadual ou municipal, ou ainda, contra a patronal, em caso de conflito de interesses entre empregados e empregadores do setor privado. Entretanto, não é fácil desenvolver formas inovadoras de manifestação, como aconteceu recentemente com a brilhante manifestação contra aumento da gasolina em nosso Estado (#NaMesmaMoeda). Ainda mais complexo é conter manifestações organizadas por militares. Como reprimir os repressores? Quando a greve é de educadores lá estão eles pra defender a “ordem”, quando são médicos também, lá se encontram os militares para estabelecer limites e conter os excessos. Mas, fica a pergunta: quem são os vândalos de Alagoas?

Em 1997, Alagoas viveu seu momento mais crítico desde o fim do regime militar. Porém, até parece que as experiências daquele dia 17 de julho foram completamente ignoradas pelo governo atual que segue sem saber dialogar, negociar ou entender o movimento dos servidores públicos estaduais, principalmente, os agentes penitenciários, os policiais militares, civis e os bombeiros. Quem são os vândalos de Alagoas?

Além de oferecer um aumento (5,9%) medíocre e covarde, demonstrando total desprezo pelos servidores públicos do estado, o atual governante alagoano, através dos seus secretários ainda ousa declarar, ironicamente, que servidores não são “coitadinhos”, que recebem mais do que o setor privado de Alagoas. Ou ainda, que seriam os servidores vândalos! E segue com as ameaças descabidas feitas pelo despreparado secretário de defesa, Dário César, que pretende autuar e agir com rigor aplicando o obsoleto código militar, possivelmente, fazendo mais presos políticos tal qual como fez com o bombeiro major Carlos Buriti. Quem são os vândalos de Alagoas?

Enfim, é evidente que é importante inovar nas formas de manifestar-se, porém, não se observar inovações no tratamento do governo com os servidores públicos do Estado. Quem são os vândalos de Alagoas?

Roubam os cofres públicos, sucateiam hospitais, destroem escolas, não realizam concursos públicos, fortalecem a centenária base econômica falida, assassinam trabalhadores sem-terra, permanecem com os piores índices sociais, não acompanham crescimento econômico dos demais estados da federação, desviam merenda escolar, superfaturam obras públicas, compram voto, aumentam em mais de 100% salários dos deputados, desviam 200 milhões de reais da Assembléia Legislativa, destroem o corpo de bombeiros, perdem a luta contra a violência, negociam a gestão pública politicamente para atender aos interesses escusos e aos gracejos por votos conquistados na última eleição, transformam a coleta do lixo em fonte de renda pessoal, fazem casas legislativas seus defensores em detrimento do interesse do povo, formam cartéis e vendem gasolina a preços exorbitantes, vendem os nossos sonhos, destroem as nossas esperanças, solapam o futuro! Quem são os vândalos de Alagoas?

Sim, os vândalos de Alagoas, destroem e depredam bens públicos pelo único prazer da destruição. Sentem muito prazer em destruir o patrimônio público de Alagoas. Com risos cínicos, regados a wisque, caviar e charuto importado. Quem são os vândalos de Alagoas?

Twitter: @fleming_al

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Alagoas, Política

Uma resposta para “Quem são os vândalos de Alagoas?

  1. Pingback: Links Alagoanos #8 | Blog do Marques

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s