Pra que serve a educação em Alagoas?

“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda” (Paulo Freire)

A crise que atinge a educação em Alagoas é um desafio imenso para todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Escolas, gestores, professores, alunos, pais e mães que sofrem cotidianamente na busca de entender qual o verdadeiro papel da educação na sociedade atual. Todos se perguntam: o que esperar da educação para o futuro de Alagoas?

A sociedade contemporânea deve exigir, necessariamente, uma educação comprometida socialmente. Não basta chegar à sala de aula e transmitir os inúmeros conteúdos pré-estabelecidos nos mais variados programas de disciplinas, cursos e processos seletivos diversos. A educação requer um entrelaçamento real e permanente junto às questões sociais. A educação precisa estar engajada, atuante e viva!

A educação, historicamente constituída, precisa clamar por sua essência, pelo desenvolvimento de um olhar múltiplo, em condições de abarcar toda uma diversidade humana e, identificando desta forma, os reais desafios sociais que fazem parte da realidade da própria formação profissional, tanto quanto, da realidade existencial dos alunos.

A educação, não apenas reflete e reproduz certa sociedade em vigor, porém também projeta o desejo de uma nova estrutura societal.

Esta projeção constitui um longo processo que auxilia na reflexão crítica permanente sobre a sociedade, as suas inúmeras contradições e os seus problemas mais evidentes. É o caminho no qual o sujeito (aluno) se faz mais do que o mero expectador passivo, interferindo e propondo ações na realidade – engajado.

Um dos grandes clichês lançados fartamente nos discursos demagógicos dos políticos do nosso estado costuma salientar da necessidade premente de investimentos em educação para mudar a sociedade, no entanto, as mudanças sociais assim como a mudança da própria estrutura educacional estão para além de investimentos financeiros.

Quando a educação assumir o seu papel de protagonista nas questões sociais, promovendo a sua visão interventora e propositiva, saindo das quatro paredes das salas de aula, a sociedade, inevitavelmente, se transformará. 

Twitter: @fleming_al

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Educação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s